Simpósios Temáticos

Dia: 25/04 14h às 16h


Simpósio Temático 01: Representações sociais na História
Resumo: A História Cultural coaduna estudos no âmbito das atitudes, ritos, crenças, comportamentos, sociabilidades e representações (CHARTIER, 2002). Desta forma, o presente Simpósio Temático, visa reunir e discutir assuntos correlacionados as diversas representações sociais na história.
Coordenação: Professor Rafael Santa Rosa Cerqueira (MJSE – GEMPS/UFS)
Local: Auditório do Memorial do Poder Judiciário de Sergipe

Simpósio Temático 02:  Patrimônio, Memória e Cultura Imaterial
Resumo: A necessidade de se discutir os bens culturais de natureza imaterial tem sido uma tônica nos últimos anos, sobretudo após a aprovação do Decreto N⁰ 3.551 de 04 de agosto de 2000, que Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro. O presente simpósio quer reunir estudantes, pesquisadores e profissionais que versem sobre a temática da cultura imaterial sob a ótica da relação entre patrimônio e memória, manifestada em suas diversas instâncias.
Coordenação: Professor Doutorando Claudefranklin Monteiro (DHI-UFS/GEMPS-UFS/UFPE)
Local: Rés-do-chão

Dia: 26/04 14h às 16h


Simpósio Temático 03: Gênero e História Cultural
Resumo: O Simpósio Temático objetiva articular, trabalhos que problematizem as questões relacionadas ao gênero e a história cultural em suas diversas abordagens. Neste sentido socializaremos e discutiremos pesquisas sobre a história das mulheres e homens, festas, infância, trabalho, violência, além das abordagens inseridas no âmbito cultural.
Coordenação: Professora Mestre Mariana Emanuelle Barreto Goes (IFS/LA)
Local: Auditório do Memorial do Poder Judiciário de Sergipe

Simpósio Temático 04: Linguagem, Memória e Cultura
Resumo: A produção do Dicionário Eletrônico de termos Museológicos “Véritas Mouseion” promoveu a inclusão de novas áreas em nossas pesquisas. A partir dos estudos teóricos e trabalhos apresentados os temas relacionados a esta área do conhecimento das Letras trouxe a campo discussões sobre temas como: linguagem, memória e cultura que juntos abrem um amplo espaço para promoção de conhecimento científico interdisciplinar e contemporâneo.
Coordenação: Irla Suellen da Costa Rocha (DLEV-UFS/GEMPS)
Local: Rés-do-chão

Dia: 27/04 14h às 16h


Simpósio Temático 05: Patrimônio, Memória e Cultura Material
Coordenação: Professora Esp. Danielle de Oliveira Cavalcante (NMS-UFS/GEMPS)
Local: Rés-do-chão

Simpósio Temático 06: Museologia e Novas Tecnologias
Resumo: Os últimos anos que a sociedade vem passando estão sendo marcados por mudanças significativas e grandes evoluções tecnológicas. As mudanças no campo das ciências, da medicina e, principalmente, da informática são freqüentes. De acordo com Castells, o  uso dos novos media  e  as consequências da sua  massificação na sociedade atual é cada vez mais ponto de análise e reflexão. O potencial social das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e  os efeitos que produzem na forma de pensar e agir de cada indivíduo são indiscutíveis. O museu, como importante meio de comunicação, necessita aproveitar todo este desenvolvimento comunicacional e tecnológico, no sentido de satisfazer as novas correntes da Museologia que estão a debruçar-se sobre o papel do museu na sociedade atual. Desse modo, partimos do pressuposto de que os profissionais de hoje precisam  compreender  que,  além  dos  princípios básicos  da Museologia,  necessitam  reformular  seus  processos,  e interagir nesse contexto de mudanças tecnológicas. Criar espaços criativos, flexíveis, dinâmicos, participativos valorizando a inteligência coletiva e com foco no usuário, são desafios para os profissionais da Museologia de hoje.
Coordenação: Mestranda Raquel de Andrade Dantas Figueirôa (PROARQ/NMS-UFS/GEMPS)
Local: Auditório do Memorial do Poder Judiciário de Sergipe

2 comentários:

  1. SERÁ ABERTO AO PÚBLICO OU HAVERÁ INSCRIÇÃO?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Valéria!

    A II Jornada GEMPS será aberta ao público, sim :)
    Caso deseje participar dá uma olhadinha no campo "Inscrições" (http://jornadagemps.blogspot.com.br/p/inscricoes.html) do blog e saiba todas as informações.

    ResponderExcluir